Gastrite Enantematosa

A gastrite enantematosa é uma inflamação do epitélio estomacal onde há um ferimento na mucosa (o termo enantematosa quer dizer lesão de mucosa). Quando referida como gastrite enantematosa antral, trata-se de uma gastrite (inflamação) com lesão de mucosa na região do antro, que é a parte final do estômago.

Quando a lesão é no esôfago, parte anterior do estômago, a alteração é conhecida como esofagite, e é causada pela doença do refluxo gastro esofágico. Um exame endoscópico em consultórios médicos especializados deve ser feito para se verificar se existe a gastrite crônica ou aguda, se existe infecção pela bactéria Helicobacter pylori, ou se trata-se de uma gastrite nervosa.

gastrite enantematosa
Gastrite Enantematosa

A partir daí segue-se com o tratamento médico próprio e a dieta alimentar recomendados para a gastrite enantematosa específica. O tratamento medicamentoso para a azia e gastrite enantematosa é feito com remédios como o Prilosec, Omeprazol, Lansoprazol, Esomeprazol, Nexium, Pantoprazol, Rabeprazol, Aciphex e Pariet. Não tome remédios sem acompanhamento médico.

Dependendo do tipo da gastrite, pode-se obter excelente melhora e até a recuperação total com remédios naturais, como chá de espinheira santa, suco de limão, suco de batata inglesa, suco de couve e suco de mamão. Lembre-se também de informar ao seu médico sobre o uso de quaisquer remédios naturais.

Vale ressaltar que o tratamento e acompanhamento de qualquer enfermidade pode ser facilitado financeiramente caso o paciente possua um plano de saúde ou convênio médico, tal qual os populares Sul América, AGF, Amil, Medial, Unimed, Amesp, Samcil, Golden Cross ou Dix.

Referências:

Wikipédia, a enciclopédia livre,
Bibliomed,
Yahoo! Respostas Brasil.